Exemplos práticos de como construir uma landing page que direcione o usuário a conversões.
Assim como no mundo físico, a primeira impressão conta muito no digital também, por isso a experiência do usuário deve ser o principal ponto de atenção em suas landing pages.
Antes de pensar em como montar uma landing page, pense no público-alvo e no conteúdo
Menos é mais. Você não precisa de toneladas de texto e uma página enorme. Seja conciso e direto. Uma boa estratégia é focar no problema/dor que o produto (ou serviço) resolve.
Uma nutricionista que pretende prospectar clientes pode focar no público que quer uma dieta possível que funcione para a realidade dela.
Um designer prometer entregar materiais exclusivos e dentro do prazo para quem já se frustrou com profissionais ruins e que sempre atrasavam.
Com uma ideia base em mãos, pode se pensar na estrutura, uma boa base é:
- Introdução: título, descrição botão e imagem (ou vídeo)
- Benefícios
- Prova social
- Call to action
Foco total no mobile e na primeira dobra (above the fold).
A maior parte dos usuário vão acessar a sua página através de um smartphone, então o principal foco deve ser na versão mobile da landing page.
O conteúdo visível para o usuário ao carregar a página deve captar a sua atenção, então sem enrolação, seja claro e direto. Um bom título que aborde o problema que seu serviço/produto resolve, junto de uma imagem ou vídeo que apoie o texto com um botão de ação (call to action) é o ideal.
Esse botão pode levá-lo ao Whatsapp, um checkout ou formulário de contato, essa parte vai depender de como você mede a conversão na página.

Descreva os benefícios do seu produto/serviço
Blocos com títulos curtos, apoiados por um ícone ou imagem, mais uma breve descrição são uma excelente opção para descrever como pode resolver o problema com seu produto.
Esses cards podem tonar-se um slider na versão mobile, e um grid na versão desktop.

Prova social é importante mostrar autoridade no assunto
Depoimentos em texto, do Google Meu Negócio, ou até mesmo vídeos são boas opções. Pessoas reais falando sobre como seu serviço ajudou o negócio delas é extremamente relevante no meio digital.

Identidade visual: cores, fonte e imagens com a cara da sua marca
Sempre bom manter um padrão de estilo de escrita, fontes, imagens e cores. É o que torna uma marca memorável.
Suas redes sociais, sites, anúncios e landing pages ao seguir um mesmo padrão deixam claro aos usuários que eles estão seguindo uma trilha, que cada etapa desse processo pertence a mesma empresa.
Mesmo utilizando um modelo de página genérico, tente deixar claro, através da repetição desses elementos (cores, logo, fonte e etc) que a landing page pertence ao anúncio que o usuário acabou de ver e clicar.
Parece óbvio, mas não é. Manter a consistência visual em todas as mídias ajuda que sua marca seja lembrada. E isso é algo que vai muito além das landing pages.
Call to action: leve o usuário a executar alguma ação, não dê muitas opções
A ideia principal da landing page é que o usuário faça algo:
- Preencher um formulário para pedir orçamento
- Clicar num botão do Whatsapp ou Telegram
- Fazer uma compra

Uma frase convidativa, com uma descrição breve que converse com ela, junto de uma botão com texto claro, como “solicite orçamento agora”, funciona melhor que algo genérico como “saiba mais”.
Se o produto/serviço tem planos, por exemplo, uma boa ideia é mostrar as opções em colunas ou cards lado a lado, e com a opção central ao centro na versão desktop, e na primeira posição na versão mobile.
Sua landing page precisa conversar com o anúncio
Nada mais frustrante que ao clicar no anúncio de um produto no Instagram ser enviado para a página inicial de uma loja.
Então, envie o usuário para a página que converse com o anúncio. Mais que isso, tenha elementos no anúncio que estão na landing page.
Por exemplo, se o anúncio fala de um desconto de 20%, tenha ao menos uma frase sobre esse desconto na landing page.
Utilize dados de analytics e melhore sua landing page
A maior parte das ferramentas de anúncios dão uma série de informações que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua landing page.
Saber se os usuários clicam, quanto tempo passam na página, se rolam a página. Esses são alguns dos dados que podem trazer insights para melhorar o desempenho.
Deixe um comentário